25/11/2012

Resenha #1: Apátrida

Sinopse(skoob): Ganhador do Codex de Ouro 2011: Melhor drama. "Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições."
 Primeiro eu quero dizer que não estou acostumada a ler livros sobre guerra , sou fã de literatura sobrenatural, romances bem água com açúcar, ou seja, realidade não é muito meu forte.Quando chegou APÁTRIDA da autora Ana Paula Bergamasco através do book tour que o Selo Brasileiro fez eu cai na leitura sem esperar muito e com o único desejo; não chorar muito e que acabasse logo pra saber se o final era feliz.E ai foi que eu me ferrei de um lado positivo, claro. Recomendo fazer a leitura com uma grande quantidade de lencinhos que assim ninguém precisa parar a leitura pra ir buscar.

 Irena relata suas memórias, e como os livros narrados em primeira pessoa, eu senti a dor, felicidade, ira, amor, todos os sentimentos que a personagem mostrou, mas confesso que nos momentos em que ela perdoa para com seus torturadores eu não consegui entender como ela conseguiu(é que ainda não sou uma pessoa tão evoluida)!Apaixonei pelo Jacob, mas meu amor ficou com o Rurik, senti tanta raiva da Ewa por achar que é o centro do universo e que todos devem amá-la e odiei a Yeva.
 Nunca li um livro sobre a segunda guerra mundial, então não posso comparar, mas através dos (poucos)conhecimentos de livros de História, documentários, acho que não teve descrições leves e sim detalhadas nos relatos da personagem sobre o que ela vivenciou como os experimentos com crianças, campos de concentração, paredões, câmaras de tortura, estupros.
Irena nos mostra como na guerra não existe um lado vencedor e que existe todos os tipos de amor.
 Fico por aqui deixando algumas passagens do livro que me deixou sem palavras, mexeu com os meus sentimentos e vai ficar guardado no meu coração.

"Existe benção que nos vem por apenas alguns dias.Mas não deixam de sê-lo por terem um período curto de existência"( pág 68)
"Não pense que o meu coração é um barco à vela, que navega de amor em amor de acordo com o vento. Ele é mais fixo que as pirâmides do Egito. Ainda que as areias da vida tentem escondê-lo, ele permanece inabalável. Sei que está passando por muitas dificuldades. Onde está é horrível. Mas é seu dever continuar vivo. Levante-se por mim!"(pág.146)
“(...)ele me fez prometer que se você estivesse viva, eu lhe daria este recado: que as rosas que ele tirou da chuva, ele recolheu uma a uma e as replantou em seu próprio peito e não importava o tempo que passasse, ainda que nunca ficassem juntos novamente e mesmo que ele continuasse casado por toda sua vida com Ewa, elas seriam regadas todos os dias, ano após ano.(pág. 308)

"Mama, você sabia que é a pessoa mais importante do mundo?Eu e Bogdana a escolhemos como a rainha do nosso novo país!"( pág 332)"
Beijos pra todos!

2 comentários:

  1. É meio estranho, mas eu gosto de livros de guerra. Acho que me sinto mais próxima do personagem nesses livros, porque eu acho que as leituras que mais nos fazem sentir emoções fortes são aqueles que nunca mais esqueceremos. Me interessei pelo livro ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei com muita vontade de comprar o livro após ler a sua resenha! Conheci a autora no Encontro de Blogueiros Bienal 2012 e ela é muito fofa! :)
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir

Haha, me faça feliz. Se mandar um "gostei daqui, visita de volta?" vou mandar você visitar um lugar beeeeeeeeeeeeeem legal, ok? :D Beijinhos.